Nota à Comunicação Social nº 072/05


Nota à Comunicação Social nº 072/05

 

 

URGENTE
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ANTECIPADA PARA AS 16 HORAS 

 

Conferência de imprensa, dia 18, às 16horas

REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA

 

 

 

Amanhã, dia 28 de Novembro, às 16 horas, a Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN promove, nesta sede, uma conferência de imprensa com o objectivo de dar a conhecer a sua posição sobre as eleições presidenciais, as custas judiciais e o apoio judiciário e os contornos da Semana de Convergência de Lutas que vai decorrer de 12 a 17 de Dezembro.

 

As eleições presidenciais do próximo dia 22 de Janeiro assumem grande importância e significado, já que estará em jogo muito do futuro político do país para os próximos anos, não apenas pelo relevante papel institucional e político que o Presidente da República pode desenvolver, no exercício das funções e responsabilidades que a Constituição da República lhe confere mas, acima de tudo, porque este processo eleitoral deve contribuir para a clarificação dos grandes problemas com que o país se defronta e, ainda, propiciar a apresentação e fundamentação de propostas políticas alternativas para o país.

Os trabalhadores não podem permitir que outros decidam por eles e não há dúvidas de que das eleições vai sair uma opção. É preciso participar activamente no processo e votar! 

O resultado das eleições presidenciais tem de significar um impulso novo, para a imperiosa necessidade de mudança de políticas.

 

A justiça, hoje, com o aumento das custas judiciais, e a prática anulação dos apoios judiciários, é praticamente inacessível aos trabalhadores. A nossa luta é também por mais e melhor justiça no trabalho, e visa o cumprimento das leis e da contratação colectiva e ainda a efectivação dos direitos. Impõe-se a redução das custas judiciais e a garantia de acesso à justiça mediante apoio judiciário.

 

Agradecemos, de antemão, a presença desse órgão de comunicação.

 

Lisboa, 28.11.2005                                                      

DIF/CGTP-IN